APRENDA A FAZER O SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO FINANCEIRO HOJE MESMO!

Quando você quer viajar, qual é a primeira coisa que você pensa?

Planejá-la. E muitas vezes com antecedência de um ano ou mais, dependendo de onde quer ir.

Primeiro você escolhe onde quer ir, em que hotel vai ficar, quanto de dindin poderá levar, para gastos com taxas e despesas com alimentação, e claro, para comprar coisas. Afinal, não é sempre que se pode viajar!

Pelo menos comigo é assim!, não são viagens para exterior, são por aqui mesmo, mas dá no mesmo.

Mas, o ponto que quero chegar, é que para uma viagem , o processo foi meticuloso, para que nada dê errado, foi pensado cada detalhe, para não haver surpresas no tão esperado momento.

O exemplo é viagem, mas isso também DEVERIA ser para tudo em nossa vida, principalmente com o tão merecido descanso: a aposentadoria.

Acredito que o primeiro erro seja em não querer saber como funciona essa birosca (como eu e a maioria das pessoas), mas antes disso, é que não somos ensinados a ter essa preocupação, seja pelos nossos pais ou mesmo na escola.

Você pai ou mãe, pense nisso para com seus filhos!! Hoje a informação está latente para qualquer um, basta ter curiosidade. E você filho, já tá grandinho!

Por favor, não culpe seus pais! com certeza eles também não foram instruídos a isso. Não se pode explicar aquilo que não se sabe, não é verdade?

Nada que um pouco de força de vontade (FOCO) e uma planilha de Excel não resolva. Lembre-se: Independência Financeira = LIBERDADE!

Monte uma planilha no excel, com todos os seus gastos, se possível pegue seu extrato bancário. Muito cuidado nessa hora, porque a lapada é impiedosa, para o que você está prestas a saber: GASTA MAIS DO QUE GANHA, ui!, bem-vindo ao choque de realidade! que você nunca quis aceitar.

O planejamento financeiro é muito importante. A partir do dados dessa planilha você consegue ter um raio x de suas finanças e começar a traçar algumas metas. Ãh?!

Estou partindo do pressuposto que você já tem algo em mente (desejo): comprar um carro (meu VOLVO), um imóvel, viajar (minha esposa), juntar dindin….Por que digo isso? Porque você precisa ter algo que te impulsione, e para isso as metas são importantíssimas. Quero isso. Então para eu chegar a isso o que devo fazer?

Alguns entendidos no assunto dividem a meta em três partes e pelo prazo:
metinha (curto), meta (médio) e metona (longo). Seja qual for, o mais importante aqui é tê-la, e ser firme na sua constância.

Tá. Fiz a planilha, consegui controlar meus gastos, tô separando o “cascalho”, na minha super poupança, mas o que fazer para multiplicá-lo?

Poupança não multiplica nada, nem considero como investimento, mas vale como primeiro passo para separar o dinheiro. Para multiplicá-lo: renda extra e investimentos. Não conheço outra forma.

Mesmo recebendo uma herança, se não souber como administrá-lo, é como fumaça.

A B3 ( Bolsa de Valores) disponibiliza um planilha financeira, por sinal bem completa.

Para baixar a planilha de Planejamento Financeiro, clique aqui.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!